Um novo ano já começou e é claro que paramos para refletir sobre todas as áreas da vida nesta fase: o que eu quero para este novo ciclo? O que devo deixar para trás?
Novos anos inspiraram a sonhar e colocar em prática promessas que adiamos por motivos de… rotina (tcharãããm). Quem nunca falou que começaria a academia na próxima segunda e só foi deixando para lá? Pois é!
Nem sempre é fácil colocar em prática tudo aquilo que queremos, e é para isso que existe o mapa dos sonhos: uma ferramenta que ajuda a organizar os seus desejos de forma mais visual – e, como o nome diz, cria um mapa para seguir, o que torna tudo um pouco mais prático.
Bateu a curiosidade? Vem que a Mellow te ensina a fazer o seu pra 2025.
Para que serve o mapa dos sonhos ou vision board?

O nosso queridinho de ano-novo tem alguns nomes populares, entre eles: mapa dos sonhos, vision board, mural dos sonhos e mapa de manifestação.
O mapa dos sonhos é uma ferramenta que ajuda a manifestar metas e desejos para um período específico: neste caso, o ano de 2025.
E podemos adiantar que ajuda e muito. Isso porque dedicar um tempinho para “sonhar” e pensar no que você imagina para o ano, já é um super exercício de manifestação.
Como fazer o mapa dos sonhos 2025?
Você pode fazer o seu mapa dos sonhos de diversas formas. Tem quem prefira usar imagens, outras pessoas são mais da escrita, e tem aquelas que misturam os dois. Vale tudo, desde que seja leve e divertido, ok? A ideia é alinhar as próprias expectativas para o ano.
Para começar, escreva o seu nome completo, data de nascimento, e o ano vigente no centro de uma folha A3, a construção do board será em volta disso. Basta seguir os 10 passos abaixo para se certificar de ter tudo à mão. Depois, é só montar na ordem e pronto, vem ver como é fácil!
10 passos para fazer o seu mapa dos sonhos

Confira abaixo um passo a passo para você criar um mapa dos sonhos sob medida, vem:
01. Crie tópicos para as áreas da vida: pegue um papel de rascunho e liste quais áreas gostaria de trabalhar ao longo do ano, por exemplo: pessoal, profissional, familiar, saúde, amor, amizades, viagens, estudos, espiritual, etc.
02. Reúna material para decorar e deixar mais visual: separe aquelas revistas com imagens legais, panfletos de rua, papel colorido, cola, canetas e tudo mais que possa ajudar a deixar o seu board lindão.
03. Encontre as imagens certas: após reunir as revistas e materiais gráficos é hora de garimpar os que tenham mais match com os seus objetivos, pode ser foto de viagem, conquistas profissionais, pessoas com boa saúde, a casa dos sonhos ou objetos materiais. Se você não tem muita paciência para esta etapa, pode pular e fazer apenas escrito, mas vale muito a pena o exercício, vai por mim.
04. Escreva palavras-chave: adicione palavras ou frases que reforcem esses moods que você definiu. Pode ser uma citação que você goste ou só palavras de afirmação que te lembrem o que deseja conquistar para o ano. Exemplo: você consegue tudo!
05. Organize a disposição do board: antes de colar definitivamente no papel as imagens ou escrevê-las, é preciso definir em qual canto vai ficar cada tópico e, de fato, começar a organizar o mapa.
06. Cole, decore e escreva: agora é a hora que ele começa a ganhar forma. Você pode ir alocando as imagens que separou para cada uma das áreas e escrever o que tiver relação com elas. Não precisa ser certinho, pode ser sobreposto ou mais artístico, você que manda.
07. Dê um toque real (opcional): você também pode colar objetos físicos como uma pequena chave, uma passagem de avião, um ticket, ou símbolos que representem essas metas.
08. Ao finalizar, coloque o mapa em um lugar visível: pode ser atrás da porta do quarto, uma parede da sua casa, escritório ou área de estudo, o importante é que seja um lugar que você costume olhar com frequência, não pode ser o fundo da gaveta, ok?
09. Revise sempre que necessário: o mapa dos sonhos pode ser revisitado sempre, afinal, ele está em constante evolução e mudança, assim como você. Tire um tempo periodicamente para reavaliar o seu mapa e, caso os seus objetivos mudem, é só substituir, adicionar ou retirar algo de lá. Se estiver tudo dentro do foco, aproveite para reafirmar os seus desejos.
10. Coloque metas para realizar os seus sonhos: ao invés de falar que quer fazer mais alguma coisa, coloque uma meta com números, isso ajuda a colocar em prática. Ex: ler 10 livros ao invés de falar que quer ler mais. Ou então, ir 3 vezes por semana na academia ao invés de falar que quer se exercitar mais.
Como fazer o mapa dos sonhos com a lei da atração?
O próprio mapa dos sonhos é uma ferramenta para colocar em prática a lei da atração, sem precisar de nada complexo: basta ter papel, lápis e imaginação.
A partir do momento que escrevemos e visualizamos os nossos sonhos acontecendo, automaticamente criamos uma energia pró-ativa.
Assim, fica mais fácil tornar os sonhos em realidade, porque você está constantemente vendo eles e imaginando em como os tornar reais.
CONCLUSÃO
O mapa dos sonhos é uma ferramenta de visualização ideal para fazer no início do ano, afinal, como o nome diz, é como um mapa que nos guia em direção aos nossos objetivos.
É possível fazer escrito ou com colagens, o importante é que você deixe num local exposto, como escritório ou quarto. E caso os seus sonhos mudem, é só refazer ou modificar o original. O legal é sempre revisitar de tempos em tempos para conferir quais sonhos foram realizados e quais mudaram de direção no caminho.
Cada sonho importa, não deixe para depois! Comece hoje o seu vision board. <3
E VOCÊ, JÁ FEZ O SEU MAPA DOS SONHOS PARA 2025?
Deixar comentário
Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.